domingo, 1 de agosto de 2010

Hajime Saitou - Biografia

Saitou Hajime (18 de fevereiro de 1844 - 28 de setembro de 1915) nasceu em Edo, Província de Musashi (hoje Tóquio). Foi o capitão da Terceira Divisão do Shinsengumi.

Foi um dos poucos que sobreviveu às muitas guerras do período final do shogunato (Bakumatsu). Saitou foi considerado tão forte quanto Souji Okita, o capitão da Primeira Divisão. Canhoto, Saitou em combate era destemido e feroz. Sua técnica de espada era uma das temidas e letais utilizadas pelos membros do Shinsengumi.

Pouco se sabe sobre sua infância e origens, e muito do que é dito é contraditório. Alguns dizem que ele era um filho de um ronin, enquanto que outros dizem que ele deixou Edo após matar uma pessoa (alguns dizem acidentalmente) para se juntar em um exército em Kyoto.

Como um membro do Shinsengumi, é dito que Saitou era uma pessoa misteriosa e introvertida. Sua personalidade é comumente descrita como "não era um homem predisposto a conversa mole".

Entre seus feitos se destacam a espionagem interna em possíveis inimigos (i.e. o caso Itou), assim como o monitoramento de atividades inimigas e outras inteligências. Sua reputação de "herói" vêm do fato de ter matado muitos membros corruptos do Shinsengumi e da polícia depois da guerra.

Se casou com Tokio Takagi, filha de Kojuro Takagi, um O-metsuke ou inspetor principal/senior.

Após a guerra, mudou seu nome para Gorou Fujita e trabalhou como um oficial da polícia, adquirindo uma permissão especial para portar uma Uchi Gatana (Katana).

Saito bebia muito, e isto possivelmente contribuiu para sua úlcera estomacal que o matou em 1915, aos 71 anos. Ele nunca revelou nada sobre suas atividades no Shinsengumi, assim como Shinpachi Nagakura (Capitão da 2ª Divisão).

Há uma história de que, já em idade avançada, visitou um dojo no Japão e ao verificar que todos treinavam com espadas de madeira, perguntou "é com isso que vocês treinam? Podem vir todos me atacar!". A história conta que Saito derrotou todos e, no final, disse "o Kenjutsu (arte da espada) acabou!"

fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails